Detalhes do projeto:
Santo André, preocupada com a segurança de seus mais de 700 mil cidadãos, dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, contratou o Plano para Mobilidade Segura e Inclusiva – PMSI de Santo André, que foi desenvolvido pelo Consórcio POLO/TIS/CERTARE/CONCREMAT/ANTON.
Com foco em segurança viária e inclusão, a elaboração deste plano contou com participação popular por meio de encontros de inclusão e audiências públicas buscando ter a visão de diferentes públicos como mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, ciclistas, carroceiros, entre outros grupos que se locomovem pela cidade.
Alinhado a 2a Década de Ação pela Segurança Viária e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o PMSI trouxe a abordagem da Visão Zero considerando que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Para isso, é preciso projetar um sistema segura de mobilidade com políticas que coloquem a vida humana como prioridade. O diagnóstico do munícipio contou com levantamento por meio de veículo instrumentalizado, vistorias e análise da série histórica de sinistros viários, apontando os principais pontos críticos. Além disso, a acessibilidade também foi uma questão crucial na elaboração deste plano que contou com uma minuta de lei de calçadas e um novo Manual de Calçadas Seguras e Acessíveis que devem ser implementados em breve no munícipio.
Seu Plano de Ações baseado em evidências pretende salvar mais de 600 vidas no trânsito até 2045 o que levará a economia de mais de R$ 900 milhões em sinistros fatais para Santo André.
Com foco em segurança viária e inclusão, a elaboração deste plano contou com participação popular por meio de encontros de inclusão e audiências públicas buscando ter a visão de diferentes públicos como mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, ciclistas, carroceiros, entre outros grupos que se locomovem pela cidade.
Alinhado a 2a Década de Ação pela Segurança Viária e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o PMSI trouxe a abordagem da Visão Zero considerando que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Para isso, é preciso projetar um sistema segura de mobilidade com políticas que coloquem a vida humana como prioridade. O diagnóstico do munícipio contou com levantamento por meio de veículo instrumentalizado, vistorias e análise da série histórica de sinistros viários, apontando os principais pontos críticos. Além disso, a acessibilidade também foi uma questão crucial na elaboração deste plano que contou com uma minuta de lei de calçadas e um novo Manual de Calçadas Seguras e Acessíveis que devem ser implementados em breve no munícipio.
Seu Plano de Ações baseado em evidências pretende salvar mais de 600 vidas no trânsito até 2045 o que levará a economia de mais de R$ 900 milhões em sinistros fatais para Santo André.