Afinal, qual é a “cidade mais inteligente” do Brasil?

Há muitos rankings internacionais para classificação das smart cities, e no Brasil não poderia ser diferente. A edição deste ano do Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes analisou 100 municípios brasileiros e Santo André se destaca como a “cidade mais inteligente”, principalmente por sua gestão digital na emissão de boletos e certidões online. Na educação, o uso de tablets e celulares pelos alunos da rede municipal contribuiu para o prêmio. E a gestão à distância da iluminação pública foi outra iniciativa que teve peso na avaliação.

Já a edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities concedeu à São Paulo o título de cidade mais inteligente do Brasil. Na disputa, estiveram 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. Em segundo e terceiro lugar ficaram Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), respectivamente.

O ranking analisou 11 pilares: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. E a mobilidade foi o que garantiu a vitória para a capital paulista, que conta com variada possibilidade de locomoção, destacando a expansão (realizada e prevista) das linhas de transporte sob trilhos.
Compartilhe: