Como o big data pode contribuir para tornar cidades inteligentes?

Uma cidade inteligente é aquela que utiliza recursos econômicos, humanos e tecnológicos de forma integrada, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, o uso de big data, no qual se armazena um grande volume de dados, pode ajudar a compreender os problemas ligados aos centros urbanos e, assim, propor soluções mais eficientes.

Com o surgimento de novas tecnologias, é possível captar, processar e analisar uma quantidade bem maior de dados em tempo real. Assim, tendo acesso a mais informação, as empresas e as organizações públicas conseguem tomar decisões mais assertivas e inovadoras.

Porém, vale ressaltar, é importante saber usar esses dados estrategicamente para obter resultados que atendam às reais necessidades das cidades. São muitas as informações coletadas, mas é fundamental usar as ferramentas certas para extrair o que realmente levará melhorias para as cidades, em prol do seu progresso.

Assim, os ganhos são muitos, inclusive, na hora de lidar com situações adversas, mas principalmente para preveni-las. Por isso, as cidades que querem se tornar inteligentes precisam usar os dados a seu favor para desenvolver um espaço urbano mais sustentável e inclusivo.
Compartilhe: