Planejamento urbano para Cidades Inteligentes

As cidades consideradas inteligentes são aquelas que utilizam a alta tecnologia e a inovação para levar mais qualidade de vida às pessoas. No entanto, assim como qualquer outra, as cidades inteligentes também precisam ser planejadas para que o seu desenvolvimento seja coordenado de acordo com o objetivo previamente estabelecido.

Dentro de um contexto específico de smart cities, o planejamento urbano é importante porque as mudanças, que serão realizadas em uma cidade que ainda não é inteligente, irão impactar o dia a dia da população. Para isso, precisa ser feito um levantamento dos problemas atuais para, a partir disso, começar o planejamento e, em seguida, a execução.

Além disso, como a cidade inteligente utiliza softwares e sistemas para manter uma gestão eficiente, organizada e integrada, todo esse processo também é pensado no planejamento. Dessa forma, os recursos já existentes também serão bem melhor aproveitados e a implantação de tecnologia trará os benefícios que só as smart cities são capazes de proporcionar.
Compartilhe: