Você já ouviu falar sobre "cidade de 15 minutos"?

Já pensou se todos os seus deslocamentos não demorassem mais que 15 minutos? É exatamente isso que propõe o conceito “Cidade de 15 minutos”! A intenção é que a população possa encontrar dentro do próprio bairro em que mora as opções para desempenhar todas as suas atividades essenciais: trabalho, acesso a lazer, restaurantes, mercados, serviços de saúde.

A rotina aconteceria nesse espaço delimitado por deslocamentos menores de um quarto de hora, fortalecendo, portanto, o comércio local. Claro que isso não acontece da noite para o dia. Sabemos que nas grandes cidades ainda há muita concentração nos centros financeiros, onde estão os principais postos de trabalho, e extensas áreas de periferias pouco privilegiadas.

É necessário um planejamento urbanístico para reunir em pequenos centros todos os serviços, necessidades e espaço de recreação essenciais para os moradores. Um verdadeiro redesenho nos modelos que vemos pelo Brasil, mas que já vem sendo aplicado na cidade de Paris, por exemplo. Nós da ANTON confiamos que é possível tirar esse projeto do papel e aplicá-lo em nossas cidades! Você também acredita?
Compartilhe: