Você já ouviu falar sobre cidades inteligentes?

O conceito de cidade inteligente (ou smart cities, como o termo é conhecido internacionalmente) surgiu baseado em elementos da tecnologia da informação e comunicação. Basicamente, uma cidade inteligente é aquela que usa sistemas para integrar de forma eficiente seus habitantes. No entanto, de forma prática, uma cidade só é verdadeiramente inteligente se promover a melhoria na qualidade de vida de seus moradores por meio dessa tecnologia.

Segundo a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE), smart cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e recursos financeiros de forma estratégica para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, atendendo assim as necessidades sociais e econômicas da população.

Anualmente, o IESE publica um ranking com as principais smart cities do mundo. O Cities in Motion Index considera os seguintes elementos para indicar o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e economia.

Compartilhe: