Cidades que incentivam a população a andar a pé
Planejar a partir de uma visão prospectiva atenta ao próprio cenário e utilizando a identificação das rotas dos pedestres como um ponto de partida foi o caminho para que algumas cidades se tornassem referências mundiais. Confira:
1. Seul (Coreia do Sul): A revitalização do córrego Cheonggyecheon valorizou a região com a criação de um corredor verde de 8 km e um parque. A melhora na acessibilidade faz que 90 mil pedestres circulem na região diariamente, transformando a área em um espaço público moderno e convidativo para que habitantes e turistas possam andar a pé.
2. Copenhague (Dinamarca): Após um experimento na década de 1960, que avaliou ruas exclusivas para pedestres, o centro da cidade ficou mais conectado com a circulação de pessoas, aumentando a receita para o comércio local, incentivando o investimento da ampliação de novos espaços públicos mais atraentes e revitalizando outros ambientes da cidade.
3. Chongqing (China): Utilizando o conceito Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD), focado na priorização da estrutura do transporte local e de espaços abertos, o governo entregou novas rotas caminháveis com calçadas mais largas nas regiões centrais, estimulando o fluxo de pedestres, a preferência pelo transporte público e reduzindo o uso de veículos motorizados.
4. São Francisco (EUA): A instalação de parklets mudou a configuração das ruas de São Francisco, incorporando as áreas das vagas de carros às calçadas e transformando-as em um ambiente de convívio e lazer, deixando o ambiente mais convidativo para quem opta por andar a pé. Além de aumentar a sensação de segurança e incentivar o comércio, os parklets promovem o uso de bicicletas.