Como foi a evolução dos meios de transporte no Brasil?

As formas de deslocamento, seja de pessoas, seja de mercadorias, passaram por grandes mudanças ao longo do tempo. Ao fazer um resgate histórico sobre o sistema de transporte brasileiro, a partir do governo Juscelino Kubitschek, a principal estratégia foi desenvolver e estruturar o sistema rodoviário, deixando de lado a construção de ferrovias e hidrovias, que, atualmente, passaram a estar no radar dos novos governos e receber mais investimentos.

No século 19, o transporte ferroviário era predominante no Brasil, devido a necessidade de transporte de mercadorias da economia cafeeira. A ferrovia do país em construção é a Ferrovia Norte-Sul, que já tem áreas concluídas e operando para deslocamentos específicos, além da malha ferroviária nacional que está concentrada na região Sul e Sudeste. 

O transporte hidroviário é o de menor representatividade no deslocamento do país, apesar de ter grande potencial. Em uma análise geral, é possível afirmar que o Brasil precisa investir na diversificação, ou seja, em uma matriz multimodal capaz de gerir e oferecer transportes diferentes e integrados para suprir as necessidades de pessoas e empresas que precisam viajar pelo país.

Hoje, já temos carros e ônibus elétricos e, cada vez mais, as indústrias automotivas devem acompanhar as tendências e as necessidades das cidades!

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