Lições pós-pandemia: aumento dos deslocamentos a pé, com bicicleta e patinete

Não há como negar que os automóveis e demais meios de locomoção que não dependem da força motora humana vieram para dar conforto e segurança às nossas vidas. Mas é fato também que, com o passar dos anos, algumas vias urbanas parecem ter sido pensadas apenas para o fluxo dessas máquinas. Os espaços para pedestres e transportes alternativos, como bicicletas e patinetes, ficaram esquecidos.

Além dos que estão despertando para essas alternativas por razões de qualidade de vida, com a pandemia e o medo de permanecer fechado em um transporte coletivo muitas pessoas passaram realizar seus trajetos diários caminhando, pedalando ou ainda em patinetes.

Há, portanto, uma necessidade urgente de (re)pensar os espaços urbanos para que realmente proporcionem mobilidade e segurança em diferentes modais. Todos saem ganhando: diminuição do tráfego, menores índices de emissão de gases de efeito estufa, mais qualidade de vida!

A ANTON Engenharia e Urbanismo acredita e trabalha para que os centros urbanos ofereçam opções de locomoção para todos os seus habitantes.
Compartilhe: