Mobilidade urbana: 5G é fundamental para mobilidade urbana no Brasil

A grande expectativa para a implementação da tecnologia 5G nas cidades brasileiras, sem dúvida, está relacionada ao avanço que a ampla cobertura e a ultra velocidade na transmissão de dados podem promover para conectar cidadãos e sistemas de transporte.

Com o 5G, será possível a utilização dos veículos autônomos, elétricos e compartilhados de forma automatizada, permitindo ainda o monitoramento do trânsito, além de controle de velocidade e dos semáforos. O que, por consequência, levaria à economia de energia e, principalmente, à redução de congestionamentos. Uma gestão eficiente em tempo real da locomoção da população por vias e modais de deslocamentos interligados.

Chegaremos em um nível de mobilidade como serviço. Esse movimento conhecido pela sigla MaaS, do inglês Mobility as a Service, promete a real revolução para que mais cidades atinjam o nível de inteligência em sua operação ao fornecer informações para a melhor a decisão e, principalmente, a segurança e conforto dos deslocamentos, considerando as condições climáticas, de trânsito e de capacidade de passageiros.

Empresas privadas de tecnologia e transporte urbano estão de olho nos leilões para implementação do 5G no país. Segundo o Governo Federal, a tecnologia estará disponível nas 27 capitais do Brasil até julho de 2022.
Compartilhe: