Pontos de recarga de carros elétricos no Brasil

Segundo a Boston Consulting Group, em 2030, os carros elétricos vão representar 5% da frota brasileira, com vendas de 180 mil unidades ao ano. Mas o que esse dado não traz é a quantidade de pontos de carregamento que terão que ser instalados para viabilizar esse desenvolvimento.

Não existe um mapeamento oficial sobre a quantidade de pontos de recarga de carros elétricos no Brasil, mas de acordo com alguns apps e sites que fazem esse levantamento, podemos afirmar que são pouco mais de 300 postos públicos. E todos eles, gratuitos – esse abastecimento não é cobrado, mas normalmente está associado a serviços de conveniência, como estacionamento.

A maior parte desses postos foi criada para popularização da tecnologia, conscientização da população e branding das empresas que patrocinam o espaço. É improvável que esses postos permaneçam gratuitos no longo prazo, e talvez este seja o ponto para o desenvolvimento da rede necessária para dar segurança ao consumidor na decisão pela escolha de um carro elétrico.

Uma vez que o investimento para a compra desse veículo no país continua alto e é necessário adaptar a infraestrutura para o carregamento em casa, o mínimo que pode ser exigido é o desenvolvimento dessa malha para garantir que esses carros continuarão rodando por aí.
Compartilhe: