Tempo gasto por moradores das capitais no trânsito caiu

A pandemia de Covid-19 transformou os hábitos da população e causou impactos, inclusive, na mobilidade urbana. Com o isolamento social, diversas empresas adotaram o regime de home office, o que permite que as pessoas trabalhem em casa sem que seja necessário se deslocar até o escritório.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, junto com o Sebrae, indica que, atualmente, os brasileiros gastam, em média, 2 horas diárias no trânsito. Segundo 50% dos entrevistados, o meio de transporte mais utilizado é o ônibus, seja para ir ao trabalho, seja para estudar ou até em atividades de lazer.

Há 5 anos, o tempo médio de deslocamento era de 2h27. O tempo diminui, inclusive porque muitos trabalhadores permaneceram trabalhando em casa mesmo com a flexibilização das medidas sanitárias. Além disso, há alguns anos, era comum ir trabalhar presencialmente cinco vezes na semana e, atualmente, o regime híbrido ganhou cada vez mais adeptos.

O levantamento também mostra que, enquanto o ônibus é o mais usado para locomoções gerais, o uso do carro particular aparece em segundo lugar, com 32%. Em terceiro lugar, aparece o trajeto a pé, feito por 16% das pessoas, mas não podemos esquecer dos carros por aplicativo, das motos e, em algumas cidades, o metrô.

E você, qual meio de transporte costuma utilizar?
Compartilhe: