Você já ouviu falar sobre Visão Zero?
Visão Zero é uma abordagem de sistema voltado para a segurança viária que parte da premissa que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Essa nova abordagem teve origem na Suécia, onde as fatalidades no trânsito caíram 30% desde sua implantação em 1997.
Esta nova perspectiva reconhece que os seres humanos cometem erros, mas as vias e os veículos devem ser projetados de tal forma que o erro humano não cause lesão grave nem fatal. Desta forma, a responsabilidade é compartilhada por quem projeta, constrói, gerencia, fiscaliza e usa as vias e os veículos. Um sistema seguro de mobilidade depende, portanto, de políticas que coloquem a vida humana como prioridade, o que vai de encontro ao que já citamos em outros posts sobre a humanização das cidades.
As cidades são para pessoas e não para veículos, por isso o planejamento da mobilidade urbana deve ter seu foco no pedestre, na bicicleta como meio de transporte e no transporte coletivo. Alguns exemplos de medidas que tornam a cidade mais humana e sustentável são: calçadas mais largas, ruas exclusivas para quem caminha, faixas elevadas para pedestres, estreitamento das vias e restrição ao estacionamento público.