5 medidas para combater as altas temperaturas
Para reduzir as ilhas de calor, é preciso usar materiais com níveis mais baixos de absorção, como telhados com tinta branca e pavimentação permeável. Afinal, quanto mais ruas asfaltadas, maior será a retenção de calor ao longo do dia que, quando liberado, faz as temperaturas subirem.
Plantar árvores e promover os corredores verdes também contribui, proporcionando espaços sombreados e mais frescos. Um plano de arborização urbana deve incluir calçadas e outros espaços públicos para contribuir com o resfriamento.
Substituir os veículos movidos por combustíveis fosséis por outros menos poluentes, como biocombústivel, biogás ou elétricos leva a uma menor emissão de poluentes. Assim como incentivar o uso de ciclovias e calçadas para mobilidade ativa também combatem ao aquecimento global.
Outras técnicas de resfriamento como construções com ventilação cruzada, pátios internos e materiais como argila e pedra também são possíveis. Por fim, uma estratégia para melhorar a circulação de ar são ruas mais largas.