5 medidas para combater as altas temperaturas

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório no qual aponta que os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados. Como desenvolver as cidades para combater as altas temperaturas?

Para reduzir as ilhas de calor, é preciso usar materiais com níveis mais baixos de absorção, como telhados com tinta branca e pavimentação permeável. Afinal, quanto mais ruas asfaltadas, maior será a retenção de calor ao longo do dia que, quando liberado, faz as temperaturas subirem.

Plantar árvores e promover os corredores verdes também contribui, proporcionando espaços sombreados e mais frescos. Um plano de arborização urbana deve incluir calçadas e outros espaços públicos para contribuir com o resfriamento.

Substituir os veículos movidos por combustíveis fosséis por outros menos poluentes, como biocombústivel, biogás ou elétricos leva a uma menor emissão de poluentes. Assim como incentivar o uso de ciclovias e calçadas para mobilidade ativa também combatem ao aquecimento global.

Outras técnicas de resfriamento como construções com ventilação cruzada, pátios internos e materiais como argila e pedra também são possíveis. Por fim, uma estratégia para melhorar a circulação de ar são ruas mais largas.
Compartilhe: