Arborização Urbana e o Sistema de Monitoramento Arbóreo

A arborização urbana vai muito além de um elemento estético, apesar de fazer bem aos nossos olhos no dia a dia – o que também é bastante importante. Porém, em muitas cidades, a sua presença se restringe apenas a parques e praças, ou seja, é muito pouco.

São inúmeros os benefícios de áreas verdes no ambiente urbano, como minimizar o calor, absorver a poluição atmosférica, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas e muito mais. Além disso, a arborização urbana nos coloca em um estado de tranquilidade, de bem-estar psicológico e conexão com a natureza.

Porém, vale destacar, é fundamental que haja um planejamento bem estruturado para a adaptação das espécies arbóreas que serão escolhidas e plantadas nos centros urbanos, levando em conta também as fiações elétricas, encanamentos, calhas, postes de iluminação etc.

Com o objetivo de desenvolver uma solução integrada que possua dados científicos, geográfico, monitoramento e controle de elementos arbóreos em regiões urbanas e parques, criamos uma Joint Venture entre as empresas Florestana Paisagismo Construções e Serviços, especialista em conservação de áreas verdes; a Imevo Tecnologia, focada em desenvolvimento de software empresariais; e a ANTON que trabalha com serviços de tecnologia para gestão de cidades.

A solução, denominada GeoArbor – Sistema de Monitoramento Arbóreo, é um aprimoramento do SIV – Sistema de Inteligência Verde, desenvolvido por nossa companhia em 2013 e, agora, passa a ser aplicada no controle da conservação e manutenção das áreas atendidas pela Florestana. O diferencial está na customização das necessidades apresentadas por uma companhia que atua no setor de conservação e manutenção de áreas verdes.

Assim, que possamos ver cada vez mais a arborização sendo implantada nas cidades, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e um espaço mais saudável para todos.
Compartilhe: