Não existe engenharia sem sustentabilidade

A engenharia propõe soluções para que o ser humano habite o mundo da forma mais confortável possível. E a sustentabilidade estabelece padrões para uma vida com qualidade dentro dos limites ecológicos de um planeta com recursos finitos. Deu para perceber que não é possível pensar em soluções de engenharia sem considerar a preservação dos recursos naturais, uma vez que todos vivem numa mesma casa: a Terra?

Sem o equilíbrio com a natureza não há obra humana capaz de gerar segurança e qualidade de vida. É por isso que há um bom tempo, a sustentabilidade não é vista como uma área da engenharia, mas sim um dos seus pilares.

Para ser viável, inclusive economicamente, um projeto de engenharia deve ser baseado em princípios que promovam o desenvolvimento sustentável. Aliás, vamos falar um pouco mais sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Agenda 2030, plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover vida digna a todos dentro dos limites do planeta. Não perca as próximas publicações!
Compartilhe: