Qual a importância da arborização urbana para as cidades?



Há inúmeros benefícios em se conservar as áreas verdes nas cidades, especialmente se considerarmos o aumento cada vez mais acelerado da população nesses territórios. Um dos principais pontos positivos de se ter mais verde em meio ao cinza da cidade é a melhora na qualidade do ar que nós respiramos.

Além da qualidade do ar, espaços mais arborizados também evitam as chamadas ilhas de calor urbano, formadas pela combinação de superfícies de concreto irradiando calor e prédios bloqueando a circulação do vento, fenômeno que pode ser ainda mais perigoso quando combinado às ondas de calor intenso causadas pelas mudanças climáticas.

Mas as árvores podem trazer muito mais benefícios, já que o contato com áreas verdes por meio dos chamados “banhos de floresta” ou “caminhadas na natureza” é cada vez mais associado a ganhos de saúde física e mental. Isso porque contribuem para diminuir a pressão alta, reduzem os níveis de estresse e melhoram o humor, estimulam o sistema imunológico, reduzem o risco de alguns distúrbios psicológicos e apoiam o desenvolvimento mental das crianças.

Nós apoiamos um futuro mais saudável, sustentável e com mais áreas verdes!
Compartilhe: